Noite Escura da Alma

Direção: Henrique Dantas

A Noite Escura da Alma é um filme documentário experimental, que aborda o período da ditadura civil e militar ocorrida no estado da Bahia e usa da linguagem do documentário e da performance na construção da história. É um filme escuro, onde a grande maioria das entrevistas foi realizada no Forte do Barbalho, maior centro de tortura da Bahia. Nomes como Juca Ferreira, Lúcia Murat, Emiliano José, Theodomiro dos Santos, Renato da Silveira, entre outros, nos ajudam a contar esta necessária história.

Som Sem Sentido

Direção: Gabriela Bervian

A Jornada silenciosa, lírica, e por vezes pertubadora, de uma mulher, realizadora de cinema, por de trás dos muros de um hospital psiquiátrico, onde mulheres passam anos, dias e horas sem que lá fora, os que passam há horas, dias e anos, percebam seus olhos, seus sons, suas verdades, suas existências.

Pedro Osmar, prá liberdade que se conquista

Direção: Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques

Um manifesto poético-político-musical sobre o multiartista paraibano Pedro Osmar na luta pela liberdade que se conquista.

 

Campo de jogo

Direção: Eryk Rocha

No Rio de Janeiro, perto do mítico estádio do Maracanã, palco da grande final da copa do mundo de 2014, encontramos o campo de futebol popular do bairro Sampaio. Lá acontece o futebol como expressão genuína da cultura brasileira. Disputados aos domingos, o campeonato anual de futebol de favelas reúne 14 times. Cada um representa as cores e rituais de sua comunidade. GERAÇÃO X JUVENTUDE disputam a final.

Em Busca de Borges

Direção: Cristiano Burlan

Os escritos de Jorge Luis Borges mergulham Henrique em um périplo entre as cidades de São Paulo, Buenos Aires e Genebra e o conduzem à fronteira entre a realidade e a evocação, entre a coisa e a palavra, entre o ser e o símbolo, entre a vida e a morte.